Neste sábado e domingo (16 e 17 de setembro), o Instituto Confúcio na Unicamp participou do Festival da Lua em Campinas, realizado no Parque Taquaral. Este evento, que já se encontra na sua segunda edição, pretende valorizar a tradição chinesa na cidade de Campinas e promover a integração cultural entre Brasil e China.
Foi um fim de semana repleto de apresentações e atividades culturais!
O Instituto Confúcio na Unicamp promoveu as oficinas de Caligrafia, Pintura e Corte de Papel chinês. Também foram oferecidas, no Festival da Lua, oficinas de Lanterna chinesa e Tai Chi Chuan e, para o público infantil, oficinas de Dança do Leão, Dança do Dragão, música instrumental e canto chinês. Assim, adultos e crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a Arte e Cultura chinesas.
Os professores e professoras do Instituto Confúcio na Unicamp, assim como nossos alunos, performaram números de dança e canto tradicionais chineses. A Shaolin Chan, escola de Artes Marciais em Campinas, também marcou presença com apresentações de Kung Fu, Dança do Leão e Dança do Dragão.
Lanternas coloridas e comida típica, como o bolinho da lua, completaram a celebração do Festival da Lua, também chamado Festival do Meio do Outono, que é uma tradição milenar chinesa.
O Festival da Lua contou com a participação do diretor chinês do Instituto Confúcio na Unicamp, prof. Gao Qinxiang, assim como de outras autoridades chinesas e brasileiras. Estavam presentes o vice presidente jurídico e relações institucionais do Grupo CPFL, sr. Gustavo Gachineiro, o presidente da Aliança Brasil China, sr. Zheng Jiebo, o presidente do Conselho de Admnistração do Grupo CPFL Energia, sr. Daobiao Chen, o vice prefeito de Campinas, sr. Wanderley Almeida, além da secretária de Cultura e Turismo de Campinas, do secretário de Esporte de Campinas, do diretor vice-presidente estratégico e inovação do Grupo CPFL e da assessora do deputado federal Jonas Donizette.