Nesta semana, o Instituto Confúcio na Unicamp participou da gravação de documentário produzido pela Produtora Brasileira. A equipe do Instituto, diretores, professores e alunos, concederam entrevistas sobre as relações entre Brasil e China, assim como o papel dos Institutos Confúcio no país.

Confira a sinopse do projeto:

Nas últimas décadas, o mundo testemunhou uma reconfiguração nas relações internacionais, onde emergem novos protagonistas no cenário global. Neste contexto, o documentário propõe-se a desvendar os laços multifacetados entre duas das maiores economias do mundo: Brasil, o gigante da América Latina, conhecido por sua alegria, diversidade cultural e riquezas naturais, e China, a milenar nação asiática, que se consolida como uma superpotência global, combinando tradições ancestrais com uma modernidade vertiginosa. O enredo começa com a evolução das relações bilaterais desde o estabelecimento formal dos laços diplomáticos em 1974, destacando como duas nações geograficamente distantes começaram a construir uma das parcerias comerciais mais significativas do século XXI.

O Instituto Confúcio, conhecido por promover a língua e a cultura chinesas ao redor do mundo, é um elemento chave na construção dos laços culturais que sustentam a relação bilateral entre Brasil e China. Ao incorporar o Instituto no documentário, o projeto ganha uma dimensão mais profunda, explorando não apenas as interações econômicas e políticas, mas também as trocas culturais que têm enriquecido ambas as sociedades. Essa participação ajuda a contextualizar o impacto cultural dessas relações, destacando como o conhecimento e a apreciação da cultura chinesa no Brasil têm evoluído e contribuído para o fortalecimento da parceria entre as duas potências.