Sobre

O Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 坎皮纳斯大学孔子学院) é fruto de convênio entre a Unicamp e a Sede do Instituto Confúcio na China (Hanban), em parceria com a Beijing Jiaotong University (BJTU). Atualmente funciona como parceria direta entre a Unicamp e a Beijing Jiaotong University (BJTU), tendo seu trabalho geral supervisionado pelo Center for Language Education and Cooperation (CLEC, China) e pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp, Brasil).

Nossa história se inicia desde 2009 com a visita do reitor da BJTU à UNICAMP, em novembro. Nesta visita, os dirigentes de ambas as universidades assinaram o Memorando de Entendimento para cooperação e intercâmbio de docente e discente, além de conversarem sobre a fundação do Instituto Confúcio. Em 17 de julho de 2014, foi assinado o convênio de estabelecimento do instituto, tendo como testemunhas a presidente brasileira Dilma Rousseff e o presidente chinês, Xi Jinping. Na ocasião, as duas universidades também firmaram o acordo de cooperação acadêmica Em 22 de abril de 2015, o Instituto Confúcio na Unicamp foi oficialmente inaugurado.

Objetivos

Nosso objetivo é oferecer cursos de língua e cultura chinesa, bem como informações gerais sobre a China, para a comunidade da Universidade Estadual de Campinas e ao público externo, com intuito de ampliar a comunicação e a cooperação entre os dois países em áreas como economia, comércio, cultura e tecnologia. Além disso, também procuramos parcerias com empresas chinesas locais para servimos de ponte de comunicação entre a China e o Brasil, proporcionando oportunidades de emprego, pesquisas e bolsas.

Atividades Principais

    • Aulas de Mandarim

    • Aplicação dos exames de proficiência em língua chinesa (HSK, HSKK, BCT e YCT)

    • Treinamento de professores locais de Mandarim

    • Promoção e divulgação de programas de intercâmbio na China

    • Realização de atividades culturais relacionadas ao calendário de festividades chinesas

    • Suporte e assistência a parcerias culturais entre entidades brasileiras e chinesas

Aulas de Mandarim

As nossas aulas de mandarim são oferecidas na forma de curso de extensão, pela Escola de Extensão da Unicamp, em parceria com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP). Todo corpo docente do nosso instituto é formado pelos profissionais credenciados pela BJTU, altamente qualificados para lecionar mandarim como língua estrangeira. Ademais, promovemos periodicamente eventos culturais como Festival do Barco do Dragão, Festival da Lua, Comemoração do Dia Internacional do Instituto Confúcio, entre outros, com objetivo de trazer os costumes e hábitos do povo chinês à comunidade local.

Eventos e Oportunidades

O Instituto Confúcio na Unicamp procura servir a comunidade local como uma ponte de intercâmbio e comunicação entre os povos brasileiro e chinês. Sua missão não é somente trazer a China para a realidade brasileira, mas também levar o Brasil para os chineses. Nesse sentido, o Instituto Confúcio na Unicamp promove periodicamente programas como Curso de Verão na China, intercâmbio estudantil entre a Unicamp e BJTU, treinamento intensivo da língua e cultura chinesa na China, entre outros. Com isso, pretende-se criar novos estudos e pesquisas acadêmicas sobre a China. Fora do âmbito universitário, o instituto organiza também concursos e eventos de diversos gêneros para aproximar o laço de amizade entre os dois países.

Beijing Jiaotong University

Além disso, com o crescimento de instalação de empresas chinesas na região metropolitana de Campinas, o Instituto Confúcio se torna uma plataforma de consulta destas companhias para recrutamento de funcionários e estagiários que dominam a língua chinesa. O próprio instituto recruta assistentes para seu corpo docente, em função do crescimento das parcerias firmadas com empresas.

Nesta sessão, você poderá encontrar oportunidades diferentes para adentrar ao mundo chinês. Confira!

Veja também nossa seção de oportunidades de trabalho e nossa seção de eventos.

Confira também nossa seção sobre intercâmbio e o Summer Camp da BJTU.

Apresentação