Objetivo
O Summer Camp é um programa de intercâmbio promovido pela Beijing Jiaotong University (BJTU) em parceria com o Instituto Confúcio na Unicamp, de duração de 20 dias, cujo objetivo é proporcionar aos alunos selecionados uma experiência de imersão na língua e na cultura chinesas. Além do aprendizado da língua, com aulas intensivas relativas aos níveis específicos de cada aluno(a), há também a oportunidade de aprender sobre cultura, caligrafia, artes marciais e festivais tradicionais chineses por meio de viagens a pontos turísticos de Pequim e de outra cidade chinesa, com acompanhamento de professor do Instituto Confúcio na Unicamp e guia turístico designado pela BJTU.
Benefícios
De acordo com as regras estipuladas pela Sede do Instituto Confúcio na China, os
selecionados terão direito a:
- Curso intensivo de cultura e língua chinesa;
- Visita a duas cidades chinesas, Pequim e Chengdu;
- Despesas pagas por parte da BJTU para hospedagem, alimentação e traslado interno na China, além de tickets e ingressos para entrada em locais turísticos durante as visitas histórico-culturais previstas pelo curso intensivo;
- Traslado da Unicamp ao Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia de partida e do Aeroporto Internacional de Guarulhos para a Unicamp no dia do retorno.
Requisitos e responsabilidades dos condidatos
Para participar do programa, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Ser aluno(a) ou ex-aluno(a) de mandarim do Instituto Confúcio na Unicamp ou ter matrícula regular na Unicamp;
- Não deve ser cidadão chinês;
- Não deve ter participado de edições anteriores do programa nos últimos 3 anos;
- Ter idade entre 18 e 30 anos;
- Portar passaporte válido;
- Ter prestado ou prestar a próxima edição do exame de proficiência em língua chinesa HSK/HSKK;
- Gozar de boa saúde mental e física.
Além de atender a esses requisitos, os candidatos deverão estar cientes de que, ao participarem do programa, se comprometem a:
- Custear integralmente passagens aéreas de ida e volta à China, preferencialmente junto à empresa indicada;
- Contratar seguro de viagem internacional junto à Diretoria Geral da Administração da Unicamp (DGA);
- Obter visto de turismo junto aos órgãos consulares da China no Brasil;
- À época da viagem, estar vacinado contra febre amarela, ter realizado o teste RT-PCR para o novo coronavírus, além de possuir carteira de vacinação internacional.
- Acompanhar o(a) professor(a) designado(a) pelo Instituto Confúcio e BJTU, enquanto encarregado(a) pelo grupo de alunos, nas viagens de traslado, embarque e desembarque tanto no Brasil como na China.
Edital completo
Todos os candidatos devem ler atentamente o edital completo do programa, disponível por meio deste link. Após a leitura integral do edital, o aluno interessado deverá preencher o formulário de inscrição.