Nesta segunda-feira (10 de junho), o Instituto Confúcio na Unicamp comemorou o Festival do Barco do Dragão (端午节) com a comunidade universitária. O evento foi realizado no Teatro de Arena, localizado na Praça do Ciclo Básico da Unicamp, e permitiu que alunos, funcionários e visitantes participassem de atividades típicas deste festival chinês.

barco

Dentre as atividades, foi realizado um show de perguntas e respostas, no qual os participantes poderiam ganhar brindes respondendo corretamente a perguntas relacionadas ao feriado chinês. Também tivemos apresentações dos alunos do Instituto Confúcio na Unicamp das turmas de Tai Chi Chuan, Dança Tradicional Chinesa, Tai Chi de Leque e Dança do Dragão; além de outras performances musicais chinesas, tanto de canto como instrumentais. O festival contou ainda com um jogo de cabo de guerra, em que os participantes foram divididos em equipes e competiram entre si. Para finalizar as festividades, foram distribuídos para os participantes do evento os chamados zongzi (粽子), tradicionais bolinhos de arroz glutinoso enrolados em folhas de bambu e cozidos no vapor.

Confira a notícia também em chinês aqui.