aniversário
10º aniversário do IC na Unicamp

Nos dias 14 e 15 de outubro, a Unicamp recebeu a comitiva da Beijing Jiaotong University (BJTU), com a presença do presidente da BJTU e professor titular, Yu Zujun; vice-presidente da BJTU e professor titular, Gao Liang; diretor do Escritório de Relações Internacionais da BJTU e professor titular, Song Fei; e diretora da Faculdade de Educação Internacional da BJTU, Yao Enjian, para a celebração do 10º aniversário do Instituto Confúcio na Unicamp.

Além disso, outros presentes como Tian Yuzhen, Cônsul Geral Adjunto do Consulado Geral da China em São Paulo, Maria Luiza Moretti, Vice-Presidente Executiva da Universidade, e professores representantes de diversas faculdades e representantes de empresas locais financiadas pela China participaram do evento de comemoração.

No dia 14 de outubro, houve a cerimônia de abertura do 10º aniversário do Instituto Confúcio na Unicamp, no qual os nossos diretores, Gao Qinxiang e Paulo Van Noije, juntamente com a equipe da Beijing Jiaotong University traçaram a história do Instituto e desejaram suas felicidades para um futuro ainda mais próspero da parceria entre a BJTU e o Instituto Confúcio na Unicamp. O acordo de cooperação com o Instituto Confúcio da Unicamp é dedicado a cultivar o reitor internacional e os colegas de ambas as escolas.

Após a cerimônia, houve a apresentação cultural de nossos alunos e professores, com maravilhosas performances. A orquestra folclórica composta pelos professores do Instituto executou músicas conhecidas como “Dança da Cobra Dourada”, “Jasmim”, “Up the Spring Mountain” e “Meu país e eu”. Os alunos do Instituto Confúcio cantaram canções chinesas como “The Moon Represents My Heart” e “As You Wish” e recitaram afetuosamente “Chinese Language”, expressando o seu entusiasmo em aprender chinês. A espada Tai Chi, a dança do dragão e a dança chinesa executadas pelos alunos demonstraram o seu amor pela cultura chinesa em cada movimento e cada sorriso. As canções portuguesas cantadas por três estudantes intercambistas da Universidade Jiaotong de Pequim demonstraram o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil.

Feliz 10º aniversário para o Instituto Confúcio na Unicamp!

Fotografia por Instituto Confúcio na Unicamp e João Marques.