
Henrique Miguel de Santana, aluno de mandarim do Instituto Confúcio na Unicamp, foi selecionado para representar o Brasil na final mundial do campeonato de conhecimento em língua chinesa Chinese Bridge, organizado anualmente pelo Center for Language Education and Cooperation (CLEC), responsável pelos Institutos Confúcio ao redor do mundo. Henrique estuda mandarim há pelo menos dois anos junto ao Instituto Confúcio na Unicamp e atualmente está inscrito no nível Mandarim Básico 3, oferecido no Colégio Técnico de Campinas (COTUCA). Com uma apresentação de Tai Chi Jian (modalidade do Tai Chi na qual se utiliza a espada na realização dos movimentos), Henrique foi o participante do nível médio escolhido para representar o Brasil na etapa mundial, a ser realizada ainda em 2025 na China.
A Seleção
A seletiva nacional brasileira do Chinese Bridge 2025 foi organizada pelo Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) entre os dias 17 e 18 de maio e reuniu 25 participantes do ensino universitário e 11 participantes do ensino médio, tendo como vencedores Fang Cong, do Instituto Confúcio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Henrique Miguel de Santana, do Instituto Confúcio na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), respectivamente.

As etapas de avaliação da competição incluem show de talentos, discurso em língua chinesa, bem como verificação da proficiência em fala e escuta em mandarim, sendo selecionados aqueles participantes que apresentarem melhor desempenho nestas categorias.
O Instituto Confúcio na Unicamp
Na etapa nacional da competição, além de Henrique, o Instituto Confúcio na Unicamp contou com a participação de suas alunas Halandra Cristielen Piotto e de Gabriela Braga Esteves, ambas da turma de Mandarim Avançado 2, que participaram da seletiva no nível universitário. Para seus shows de talentos, Halandra se apresentou com leitura de poesia e execução de canto chinês e Gabriela com leitura de poesia e performance de Kung Fu.



Anualmente o Instituto Confúcio na Unicamp realiza a seletiva interna entre seus alunos que desejam participar do Chinese Bridge e indica aqueles cujos talentos são qualificáveis às fases seguintes do concurso, tendo já enviado cerca de cinco alunos à China para participar da etapa mundial do campeonato. Por mais um ano, agradecemos a todos os participante e desejamos sorte a Henrique na fase seguinte deste evento que promove o ensino de língua chinesa ao redor do mundo.
Saiba Mais
Confira também notícias relacionadas na mídia chinesa: