Conteúdo principal Menu principal Rodapé
o alienista

A Unicamp, em parceria com o Instituto Confúcio, lançou a coleção Clássicos da Literatura Chinesa e Brasileira, que publica obras do Brasil e da China em formato bilíngue. Em 2022, foi publicado Flores Matinais Colhidas ao Entardecer, do escritor chinês Lu Xun. Agora, será lançado o clássico brasileiro O Alienista, de Machado de Assis.

O projeto busca aproximar os dois países por meio da literatura, incentivando o estudo das línguas e promovendo o intercâmbio cultural. Bruno De Conti, ex-diretor brasileiro do Instituto Confúcio na Unicamp, que orquestrou a parceria para a publicação dos livros, destaca que a proposta é preparar os leitores para uma nova ordem cultural, valorizando também tradições não ocidentais.

A escolha de Machado de Assis e Lu Xun se deve às semelhanças entre suas obras, já que ambas exploram temas como loucura, crítica social e transformações históricas vividas por Brasil e China. Destinadas principalmente a estudantes e pesquisadores, as edições bilíngues ajudam na aprendizagem das línguas e no intercâmbio cultural, revelando paralelos entre os dois países no final do século XIX e início do século XX.

Adquira o livro através da Editora Unicamp, clicando aqui.

Ir para o topo