O que é?
Trata-se de intercâmbio acadêmico: por período e critérios de admissão específicos a cada edital, os alunos podem cursar disciplinas de seus cursos de graduação ou pós na China, sendo que muitos editais preveem aulas em inglês no intuito de ampliar a ida de estrangeiros à China.
O participante, contudo, deve se atentar para o fato de que, em geral, não se trata de intercâmbio para aprendizado da língua chinesa, mas sim de oferecimento de cursos em sua área de formação.
Custos
Depende do edital e da instituição que o oferece.
Seleção
Depende do edital e da instituição que o oferece. Em geral, as etapas e prazos são publicados pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais (DERI/Unicamp) ou em convênio próprio das Unidades e Faculdades da Unicamp junto a instituições chinesas.
Sugere-se que o interessado fique atento às páginas da DERI e de sua Unidade para maiores informações. O Instituto Confúcio, porém, também ajuda na divulgação destas vagas.
Requisitos
- Deve ser aluno(a) da Unicamp;
- Não deve ser cidadão chinês; e
- Não deve ter participado de edições anteriores do programa.
O que fazemos?
Como o Instituto Confúcio na Unicamp não possui ação direta nestes editais, ajudamos com checklist de documentação, prazos, contatos e na comunicação de nossos professores, alunos e ex-alunos com os novos interessados no intuito de colaborar com uma boa experiência de intercâmbio.
Se você souber de algum edital aberto ou por abrir e quiser nossa ajuda na divulgação, escreva-nos (confucio@unicamp.br).
Informações sobre intercâmbio na BJTU